No carnaval eleitoral, nom esquecer

29-02-2008

  22:56:20, por Corral   , 333 palavras  
Categorias: Outros, Dezires

No carnaval eleitoral, nom esquecer

Cristóbal Garcia Vera

O executivo de José Luís Rodríguez Zapatero, apesar de haver retirado as tropas espanholas do Iraque, foi um fiel aliado dos EUA na sua "guerra global contra o terrorismo". Assim, o exército espanhol nom só se manteve no Afeganistám ocupado como também o governo aumentou o número de soldados destinados a este país. Em final de 2004 o governo de Zapatero enviou igualmente soldados ao Haiti, para apoiar o golpe de Estado contra o presidente Aristide. No Líbano, 1100 militares espanhóis participam numa missom que tem como objectivo proteger os interesses do agressor Estado de Israel. Por outro lado, o executivo espanhol continua a colaborar com os EUA no Iraque, mediante seus serviços secreto e formando militares, polícias e diplomatas para o governo títere imposto pelos ocupantes. O manto de legalidade dado pola ONU a estes atropelos em nada diminui o sofrimento das centenas de milhares de vítimas destas guerras.

Durante o mandato de José Luís Rodríguez Zapatero, o conjunto da cidadania esteve longe de notar essa "melhoria do bem estar". Num período de espectacular crescimento económico, no qual os bancos e as multinacionais espanholas nom cessaram de bater récordes de lucros, o salário médio real dos trabalhadores diminuiu. O enriquecimento dos especuladores do tijolo, tam favorecidos na etapa de Zapatero como na de José Maria Aznar, continuou a aumentar o preço das habitações até convertê-las num privilégio ao qual nom podem aceder milhões de pessoas. E a saúde e educação pública continuam a estar subdotadas. O Estado espanhol continua a ter a despesa social mais baixa de todos os países da UE com desenvolvimento económico semelhante.

Também contribui para ampliar os direitos civis da população? A ilegalizaçom de partidos políticos ou os condenados do macro-processo 18/98, denunciado por centenas de juristas internacionais como um "julgamento político

Sem comentários ainda

Junho 2024
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Busca

  Feeds XML

Ferramentas de administração

free blog tool