Aporrea
O controle de facto do aeroporto de Porto Príncipe, o Palácio de Governo, o Parlamento e demais instalaçons estratégicas da capital Porto Príncipe, indicam que o Presidente de Haiti, René Préval, teria chegado (alguns dizem, inclusive, assinado) um acordo secreto (paralelo a um memorando de entendimento) que entrega o controle do governo haitiano aos Estados Unidos.
Préval teme seu próprio derrube. A situaçom de ingovernabilidade é evidente. O palácio do governo ficou destruído, ao igual que a sede do legislativo. Vários deputados encontram-se desaparecidos. Deste clima de soçobra se agarra EEUU para tomar o controle do um país em ruínas.
A povoaçom abandonada
O mundo inteiro tem-se solidarizado com Haiti. Bem seja movidos pola caridade burguesa ou pola solidariedade proletária, a tragédia foi de tal magnitude que tocou o coraçom dos habitantes do planeta. Nom obstante, a ajuda nom chegou ao povo de Haiti.
O aeroporto, em maos de EEUU, gerou um sistema de controle e acambaramento dos alimentos, o água e toda a ajuda humanitária que acima à ilha.
Fontes que preferem o anonimato som testemunhas que um pequeníssimo percentagem da ajuda internacional chega a Haiti. Muitas vezes, os avions nem sequer podem aterrar no aeroporto de Porto Príncipe porque EEUU nom dá permisso de aterragem, ou se o dá, o outorga quando as condiçons de voo som adversas (horário nocturno, por exemplo, recordemos que nom há luz eléctrica).