Perante a convocatória unilateral de manifestação pola parte d?A Mesa (já sabemos que o seu presidente engasga com as ?sopas de letras?) ao luso-reintegracionismo galego só lhe cabiam duas oções: passar da manif como d?A Mesa (é dizer, olimpicamente) ou acudir à mesma mas fazendo notar a sua presença entre a massa manifestante (com manifesto, faixa e simbologia próprias).
Quem assinar o Manifesto A Nossa Língua é Internacional, em que a Associaçom Galega da Língua (AGAL) chama a participar na manif do dezassete que se fai o dezoito, receberá na sua caixa de correio eletrónico um e-mail de agradecimento do Secretário do Conselho da AGAL que no seu terceiro parágrafo diz:
Encorajamos-te, portanto, a participar na manifestaçom que sairá o próximo 18 de Maio da Alameda de Compostela às 12 da manhã, apoiando a visibilizaçom do nosso movimento cívico em defesa da língua, juntando-te às organizações reintegracionistas que portem faixas próprias. A faixa da AGAL levará o mesmo lema do Manifesto: "A Nossa Língua é Internacional". Informamos também que desde sectores reintegracionistas foi proposto portar cartazes co nome das localidades dos manifestantes em ortografia galego-portuguesa ou levar o símbolo escolhido para mostrar o "orgulho lusista e reintegrata": a toalha (veja-se http://www.agal-gz.org/blogues/index.php/ddooler08 e http://www.agal-gz.org/blogues/index.php/ddooler2007).
Perante isto a Comissão organizadora do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR?08) quer manifestar:
O 18 de Maio não é nem Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata nem Dia da Toalha. O Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (e Dia da Toalha) é o 25!
25 de Maio, Dia Internacional da Toalha desde 2001, foi declarado polo luso-reintegracionismo galego como Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR) no ano passado (2007).
Cada 25 de Maio as/os fãs d?O Guia do Mochileiro das Galáxias estamos chamadas/os a carregar uma toalha durante o dia inteiro em homenagem ao autor da série, o saudoso Douglas Adams.
Desde o ano passado as/os luso-reintegracionistas galegas/os estamos chamadas/os a carregá-la, também, em sinal de unidade da língua falada aquém e além Minho e como amostra do nosso orgulho lusista e reintegrata.
Mas isto é no 25 de Maio e só no 25! Assim que, por favor, não entrem em pânico, nom! (Don?t panic!) Não tirem a toalha à rua no domingo 18! Reservem-na para o domingo a seguir! Mantenham as suas toalhas limpas e enxutas até o domingo 25!
Mas como seguir este nosso conselho sem desouvir o conselho que (fazendo-se eco da proposta de certos ?setores reintegracionistas?) deu o Secretário do Conselho da AGAL? Como fazê-lo sem desautorizar o bom do José Manuel Outeiro? (Ele não merece tal cousa!)
Pois muito fácil! Já o dizia o Caetano Veloso (cantando): ?O que quer, o que pode esta língua??
Toalha de banho, toalha de mesa
Na nossa língua (chamada Galego na Galiza e internacionalmente conhecida como Português) a palavra toalha pode designar dous objetos transcendentes (e bastante diferentes entre si): ?1. Peça de linho, de algodão ou de outro tecido, para enxugar qualquer parte do corpo que se lave? (ingl. towel) e ?2. Tecido que se extende sobre a mesa às refeições? (ingl. tablecloth). (Aurelião)
É por isso que, tal e qual diz a Wikipédia lusófona: ?Geralmente, elas são denominadas conforme sua aplicação: toalha de mesa, toalha de banho, toalha de rosto, toalha de mão, toalha de praia, etc.?
No seio da Comissão organizadora do II Dia do Orgulho Lusista e Reintegrata (DdoOLeR?08) pensamos que a defesa da língua está por cima de tudo. Alguns de nós vamos ainda mais longe e pensamos que o vindouro domingo 18 de Maio devemos acudir à Alameda de Santiago de Compostela para manifestar-nos na defesa da nossa língua, polos nossos direitos lingüísticos individuais e colectivos e de acordo com as seis considerações que a AGAL fai no seu manifesto.
Por isso (alguns de nós) acudiremos à manif do dezassete que se fai o dezoito portando uma ikurri... aliás, uma toalha de mesa de grandes dimensões em que, à moda do Dicionário Vivo do João Guisán Seixas e por se houver qualquer dúvida sobre as nossas intenções, poderá ler-se: ?ISTO É UMA TOALHA DE MESA?.
Acudamos à manif do 18 portando toalhas, sim, mas toalhas de mesa, não de banho!!!
Escrito ?s 10:38:19 nas castegorias: Convocatórias
|
|
Trackback URL (clique direito e copie atalho/localizaçom do link)
Não é que este artigo não tenha comentários, é que o pessoal deixa os comentários no Chuça! ;-)