"A nossa língua está viva e floresce em Portugal" (A. R. Castelao, Sempre em Galiza, Livro II, Cap. XXIV).
"Quando Pero Vaz Caminha descobriu que as terras brasileiras eram férteis e verdejantes, escreveu uma carta ao rei: Tudo que nela se planta, tudo cresce e floresce. E o Gauss da época gravou!" (improvisação do baterista Dirceu na introducçom de Tropicália, de Caetano Veloso).
"O Brasil fala a língua galega" (Júlio César Barreto Rocha)
O Brasil é, sem dúvida, um país com grandes atractivos. Mas o que o fai irresistivelmente atraente para mim é algo que se reflecte nas pequenas cousas. Cousinhas como as que durante a minha última viagem ao país sul-americano fotografei e que hoje apresento aqui em forma de mosaico.
Nom figem uma recolhida exaustiva, é claro. Ao fim e ao cabo estava de férias com a minha namorada, nom em viagem de estudos sócio-lingüísticos. De todo modo acho que a pequena amostra que trouxem é bastante eloquente e exprime graficamente o que hoje, com o amigo Júlio Rocha, vos quero dizer: o Brasil fala (e escreve) a língua galega!
E ainda diria mais. Cruzando a florida citaçom de Castelao com a improvisaçom, lembrando Pero Vaz de Caminha, do baterista Dirceu na introducçom de Tropicália (a cançom-manifesto de Caetano Veloso) hoje eu proclamo: A NOSSA LÍNGUA CRESCE E FLORESCE NO BRASIL!!!
Sirva esta paródia também de homenagem galega (da Galiza) a Tropicália (o movimento) no seu 40º aniversário.
NA IMAGEM:
HORIZONTAL: "VENDE-SE PEIXE" (Ilha Grande/RJ, QUA, 08-AGO-07); "ALUGA-SE" (Praia Grande das Palmas, Ilha Grande/RJ, QUA, 08-AGO-07); "FEITO COM AMOR" (pormenor da típica sacolinha de papel, "Bar Aperitivo", Praia do Abraãozinho, Ilha Grande/RJ, SEX, 10-AGO-07); "RECANTO DA PRAIA" ("Rest. Recanto da Praia", Praia de Japariz, Ilha Grande/RJ, SÁB, 11-AGO-07); "PADARIA" e "ALUGO CASA" (Vila do Abraão, Ilha Grande/RJ, sÁB, 11-AGO-07); "TENHA CUIDADO AO DESEMBARCAR" (Barca Vila do Abraão X Angra dos Reis, DOM, 12-AGO-07); "FOLGA" ("Paititi Paraty, Antigüidades e Modernidades", Centro Histórico Parati/RJ, DOM, 12-AGO-07); "RESTAURANTE VAGALUME" e "TEMOS FILMES" (Centro Histórico Parati/RJ, DOM, 12-AGO-07); "TELEFONE" (Centro Histórico Parati/RJ, SEG, 13-AGO-07); "PEDE-SE A GENTILEZA DE NÃO ENTRAR SEM CAMISA" ("Rest. Girasol", Paraibuna/SP, TER, 14-AGO-07); "CUIDADO AO ENTRAR À ESQUERDA" e "RUA SEM SAÍDA" (São Paulo/SP, Centro, QUA, 15-AGO-07); "PROIBIDO TIRAR FOTOGRAFIAS" (Catedral Metropolitana, São Paulo/SP, QUA, 15-AGO-07); "FAZEMOS CARIMBOS" (Rua Gal. Couto de Magalhães, 153. São Paulo/SP, QUI, 16-AGO-07); "OLHE" (imediações Estação da Luz, São Paulo/SP, QUI, 16-AGO-07); "AVISO AOS PASSAGEIROS..." (MASP, São Paulo/SP, SEX, 17-AGO-07); "MANTENHA SUA CIDADE LIMPA" (Banca de jornal da Av. Paulista, São Paulo/SP, SEX, 17-AGO-07); "UTILIZE O CORRIMÃO..." (Metrô, São Paulo/SP, SEX, 17-AGO-07); "SAÍDA DE EMERGÊNCIA" (Expresso do Sul São Paulo X Rio de Janeiro, SÁB, 18-AGO-07); "ESGOTO", "TROCA DE ÓLEO" (Rio de Janeiro/RJ, QUA, 22-AGO-07); "SÓ ENTULHO" (R. Alm. Alexandrino, Santa Teresa, Rio de Janeiro, QUA, 22-AGO-07); "BEM VINDO" ("Simplesmente", Rua Paschoal Carlos Magno, 115, Santa Teresa/RJ, QUI, 23-AGO-07). VERTICAL: "APERTE" ("Rest. Recanto da Praia", Praia de Japariz, Ilha Grande/RJ, SÁB, 11-AGO-07); "DESCULPE O TRANSTORNO..." (Parque Garota de Ipanema, Rio de Janeiro/RJ, QUA, 22-AGO-07); "DEVAGAR ESCOLA" (Rio de Janeiro/RJ, QUA, 22-AGO-07).
Escrito em 14-09-2007,
na categoria: LA QUESTIONE DELLA LINGUA (degli coglioni)
|
Quando será que nos poderemos caminhar assim polo nosso país?
NÓS? Muito me temo que NUNCA, caro Oscar de Lis! :-( Menos mal que nos queda Portugal e (com algo mais de tempo e dinheiro) Brasil, Angola, Moçambique… :-)
O de “feito com amor” é o melhor. Humanidade e mercadotecnia, xuntos da man. Eu avogo pola criaçâo duma reserva de galegofalantes nalguma peninsula riabaixeira, na que nos envien aos que ficamos, coma indios derrotados pero dignos.
O sábado à tarde fum à praia de Barra, na península riabaxeira do Morraço, e o único que sentim falar foi o castelhano. E isso que as Castilhas, no atual Estado das Autonomias, nom têm saída ao mar!
Comentários recentes