Associa-te

    Palestina livre

    LNB 23/24

    Outro Garañón...

    Apoia-nos

    Audios

    Revista A Malha Nº 2

    Revista A Malha Nº 1

        Busca

      Mês da língua

      Mês da língua

      16-05-09

      Toda a programaçom em PDF aqui'

      Organizamos o Mês da Língua que terá lugar do 17 de Maio, dia das Letras Galegas, ao 10 de Junho, dia de Camões. Programamos um mês carregado de actividades reivindicativas, lúdicas e formativas

      com a mesma convição de Castelao quando afirmava: ?A nossa língua é extensa e útil, porque com pequenas variantes se fala no Brasil, em Portugal e nas colónias portuguesas?.

      O 17 de Maio participaremos na manifestação nacional que se vai realizar em Compostela inseridos na plataforma ?Galego sempre mais?. Na sexta-feira 22 convidamos Carlos Varela, presidente de Abertal para que fale do Galego na comarca do Eu-Návia. Na quinta-feira 28 contaremos com a presença do professor e membro do conselho de AGAL, José Manuel Barbosa, que dará uma palestra intitulada ?A língua galego-portuguesa no mundo. A matriz galega?. Na sexta-feira 29, o patrão da Fundación Via Galego, Bernardo Penabade partilhará conosco o modelo de normalização lingüística de Burela, que foi pioneiro na Galiza. No sábado 30, teremos a Estaleiro Editora, primeira editora em apostar pelo copyleft, e apresentarão o projecto e o último ensaio que tiraram ?A revolução pendente. Democracia e femimismo? de Carlos Diegues. Na quinta-feira 4 de Junho, o sociolingüísta e professor da Universidade da Crunha, Celso Alvarez Cáccamo, ministrará a palestra: ?A crise da língua e a lógica do Capital?. E para encerrarmos as jornadas na quarta-feira 10 de Junho, a ensaísta e professora da UdC, Goretti Sanmartín Rei falará sobre ?Língua e proposta normalizadoras. O compromisso individual?.

      Também teremos um ciclo de cinema brasileiro dedicado à obra de Glauber Rocha, lider do chamado ?Cinema Novo? e profundamente influído pela ?Nouvelle Vague? francesa. Os temas mais abordados por ele estão fortemente ligados ao subdesenvolvimento do Brasil, a miséria do sertão e a exploração dos latifundistas. Projectaremos o 1 de Junho Barravento, o 2 Deus e o Diabo na Terra do Sol, o 8 Terra em Transe e o 9 O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

      Escrito ?s 19:40:56 nas castegorias: actividades
      por SCMadiaLeva   , 316 palavras, 361 views     Chuza!

      Endereço de trackback para este post

      Trackback URL (clique direito e copie atalho/localização do link)

      Ainda sem comentários

        madialeva.gz@gmail.com
        Rua Serra de Ancares 18
        Horário
        De segundas-feiras (luns) a sextas-feiras (venres) de 19h30 a 22h30
        CIF:G-27360825
          powered by b2evolution free blog software