Gunther Hammermüller - almoço, jantar, ceia

10-08-2007

GAMANÇOS, LÍNGUA

Gunther Hammermüller - almoço, jantar, ceia

Link: http://www.geocities.com/ail_br/algunstambemchamamaojantarmerenda.html

(...) Assim, para grande parte de Portugal a designação pequeno almoço tomou o lugar do almoço, o almoço suplantou o jantar, este por sua vez ocupou o lugar da ceia e, como alude o nosso título, «Alguns também chamam ao jantar merenda».

(...)

No século XX, em Portugal pelo menos, o sistema ternário de refeições substanciais (almoço, jantar, ceia) relativamente bem implantado na vida dos camponeses, parece mudar-se para o sistema citadino "moderno"de duas refeições «de garfo», pelo menos na nomenclatura:

-o almoço como primeira refeição principal desloca-se para a pausa do meio-dia;

-o jantar como segunda refeição substancial desloca-se do meio-dia para a pausa da tarde ou da noite.

O pequeno almoço ocupa o lugar da manhã - tomado mais ou menos cedo, normalmente antes de começar o trabalho - e reprime quase totalmente outras designações existentes, como era p. ex. o matabicho com o seu copinho de aguardente tomado em jejum. Também o lanche e a merenda encontram - em parte pelo menos - reinterpretações diferentes, reprimindo provavelmente outros elementos da nomenclatura tradicional (bucha, taco, pera, fatiga, etc.).18

O almoço e o jantar deslocaram-se respectivamente para uma pausa de trabalho relativamente mais longa, representando o almoço a primeira e o jantar a segunda refeição substancial fisiologicamente importante. Esta deslocação de refeições sistematicamente equivalentes para um outro horário compreende-se como adaptação a um tipo de vida diferente. Cada vez mais "utentes" parecem querer seguir a "moda citadina" no âmbito da vida "moderna" aí desenvolvida(...)

BLOGADO ?S 03:25:05

Ainda sem comentários

powered by b2evolution free blog software