morte ao galego

16-06-2008

GAMANÇOS, LÍNGUA, GALIZA, HUMOR

morte ao galego

"Cada ano desaparecem no mundo uns 50 idiomas. Pena que não desapareçam muitos mais".

Afirmações como esta recolhem-se numa folha paroquial de Vedra, colocada no blog Fandiarzúa (vía Chuza!), e redigidas pelo pároco local. No escrito, distribuído nas últimas semanas, afirma-se sobre a diversidade linguística que é "uma grande incomodidade que há que suportar" e advoga-se o desaparecimento do galego.

Entre outros argumentos, o padre afirma que "o galego é falado por dois milhões de pessoas. O espanhol é falado por uns 400 milhões" e que "os que fala galego entendem igual ou melhor o espanhol". Assim mesmo, defende que "o texto dos sinais de tráfego e os nomes das cidades deveriam ser na mesma língua em todo o território nacional". Concede, isso sim, que "o galego e o português são parecidos", mas logo aí dá lugar à crítica, pois -diz- isso dificulta a aprendizagem da língua portuguesa.

A seguir, o texto critica o nacionalismo galego ("os nacionalistas que padecem de miopia") e defende o espanhol "porque nacionalistas no bom sentido da palavra devemos ser todos (considerando Nação toda a Espanha e não somente um remendo"). Finalmente, justifica a proibição da língua galega durante a Ditadura: "nos anos 1940 proibiam-nos de falar galego no seminário. Hoje dizem que aquilo era uma barbaridade. E eu digo que era certo".




Bem, eu traduzi, o original está aqui. Não sei quem escreveu o texto explicativo.

"Os telefones do padre e do arcebispado são, por se alguém quer opinar ante tamanha animalada:
Telefone do Arcebispado de Compostela: 981572300. O telefone da paróquia de Vedra é: 981 503133"

BLOGADO ?S 22:15:52

Ainda sem comentários

free blog